COMO FUNCIONA [Imóveis Resale] Entenda como funciona o processo de compra de um imóvel pelo Portal Resale.
 Início      Como funciona

Leilão

Quando um imóvel estiver à venda na modalidade de leilão isso significa que todas as tratativas para compra serão conduzidas pelo leiloeiro responsável. A partir do site você pode fazer seu lance, ou então, ser redirecionado para o site do leiloeiro. No leilão o imóvel é vendido para quem ofertar o maior lance acima do valor mínimo definido.

Venda Direta (fila única)

Nessa modalidade o imóvel é vendido para a primeira pessoa que apresentar uma proposta de compra nas condições mínimas exigidas pelo vendedor (valor, forma de pagamento e outras descritas na ficha do imóvel no site).

Como Funciona:

  • A proposta ganhadora é a que estiver nas condições mínimas e que tiver chegado primeiro;
  • Não é possível ultrapassar uma proposta ganhadora, independente do valor proposto;
  • Caso a proposta enviada não atenda a alguma condição estipulada pelo vendedor ela não segurará a fila e poderá ser ultrapassada por outra que atenda;
  • O lugar na fila somente será 'marcado' se a proposta estiver completa, com todos os documentos solicitados, com o comprovante de pagamento da caução e atendendo as condições mínimas atendidas.

Dúvidas Frequentes:

  1. Posso enviar uma proposta diferente das condições mínimas como, por exemplo, abaixo do valor proposto?
    • Sim, todas as propostas são aceitas, desde que atendidos todos aos requisitos como envio dos documentos e pagamento da caução. No entanto, ela não irá segurar a fila e, caso uma outra proposta seja recebida com as condições mínimas atendidas ela ultrapassará a sua;
  2. O que acontece se a minha proposta não for aprovada pelo vendedor por algum motivo?
    • Caso a proposta seja negada pelo vendedor sua proposta será automaticamente cancelada e o valor da caução 100% devolvido em até 72h em conta a ser informada por você;
  3. Se o motivo da negativa pelo vendedor for pelo valor proposto ou pela forma de pagamento, posso fazer uma nova proposta?
    • Sim, você terá 24 horas corridas, desde a comunicação da negativa, para atualizar as condições propostas. Passado esse prazo sua nova proposta entrará novamente na fila de análise.

Concorrência Direta

A Concorrência Direta é uma metodologia criada pela Resale que permite a Compradores e vendedores encontrarem um preço de equilíbrio na compra e venda de imóveis. O objetivo é permitir que os vendedores tenham uma melhor percepção de valor em relação ao que o mercado está disposto a pagar pelo imóvel cabendo a eles a decisão pela venda. Dessa forma todos ganham. O vendedor pela agilidade em função de ter uma melhor percepção de valor e o comprador porque adquire um imóvel com desconto em relação ao preço de mercado.

Como Funciona:

O que é a Proposta Coringa?

  • É o valor aceito pelo vendedor pelo qual ele aceita vender o imóvel imediatamente, antes do final da concorrência;
  • Esse valor varia de acordo com a forma de pagamento e é informado no site ou na Ficha do imóvel;
  • Ao receber uma Proposta Coringa a concorrência é encerrada. Caso seja negada por questões de cadastro ou de crédito, o imóvel volta para venda e a concorrência é reaberta.

Perguntas Frequentes:

  1. Como faço para participar da concorrência direta?
    • Basta enviar a relação de documentos solicitados. Serão consideradas propostas válidas para participarem da concorrência aquelas que vierem completas, sem pendências (ver pergunta 09)
    • Além disso é preciso realizar o pagamento da caução de 5% do valor da sua proposta (via boleto bancário).
  2. Caso minha proposta seja a ganhadora tenho obrigação de realizar o pagamento ao vendedor?
    • Sim. Você só deve enviar sua proposta se tiver capacidade financeira para compra, caso contrário, poderá sofrer as penalidades previstas no contrato de corretagem.
  3. Qual o critério para escolha da proposta ganhadora?
    • Será considerada ganhadora a proposta que tiver o maior valor nominal* de compra e venda, independente da forma de pagamento.
  4. Em caso de empate no valor qual será o critério de escolha?
    • O desempate no valor será definido pelos seguintes critérios:
      1. Forma de Pagamento: 1º lugar - À vista; 2º lugar - Parcelamento Direto; 3º lugar- Financiamento Imobiliário (essa ordem pode mudar de acordo com o vendedor);
      2. Fila de Chegada: pela data e horário de envio da proposta completa.
  5. O que é o valor de referência para a Proposta?
    • É o valor que serve para nortear o envio das propostas. Valores abaixo do de referência historicamente não são aprovados pelos vendedores.
  6. O Vendedor é obrigado a vender o imóvel pelo valor de referência?
    • Não. Esse valor serve apenas para referenciar o envio das propostas.
  7. Tenho como saber qual o valor das outras propostas já recebidas?
    • Não. A informação sobre o valor das propostas é sigilosa e somente será divulgada após o prazo de encerramento para os clientes participantes.
  8. Como vou saber qual valor de proposta devo fazer?
    • Sua análise deve levar em conta a situação do imóvel, suas características, condição jurídica, débitos divulgados antecipadamente, entre outros. Com base nisso sua proposta deve refletir o quanto você está disposto a pagar pelo imóvel. Contar com a ajuda de corretores de imóveis para formar essa percepção de valor poder ser útil.
  9. Todas as propostas enviadas participarão da concorrência?
    • Não. Somente serão classificadas as propostas enviadas completas e com o comprovante de pagamento da caução;
    • As propostas recebidas abaixo do valor de referência somente serão enviadas ao vendedor caso não existam outras propostas com valores maiores.
  10. A concorrência pode ser interrompida antes do prazo de encerramento?
    • Sim, a concorrência pode ser encerrada em duas situações:
      1. Caso o imóvel seja retirado de venda pelo Vendedor;
      2. Caso o imóvel receba uma ”Proposta Coringa”.
  11. Caso opte pelo financiamento imobiliário já preciso ter o crédito aprovado para enviar minha proposta?
    • Sim. É preciso ter em mãos a carta de crédito aprovada pelo seu banco.
  12. Qual o prazo para divulgação do resultado da Concorrência Direta?
    • O resultado da concorrência será divulgado em até 5 dias úteis após a data de encerramento. Os participantes receberão uma relação com todas as propostas informando o valor ofertado, forma de pagamento e classificação.
  13. Após a divulgação da proposta ganhadora, o que acontece?
    • Para quem ganhou:
      1. Deve aguardar a aprovação da proposta pelo vendedor. O prazo de resposta é de até 10 dias úteis, mas pode variar de acordo com o vendedor;
      2. Após a aprovação do vendedor o proponente deverá integralizar o pagamento (entrada ou valor total do imóvel) em até 02 dias úteis.
    • Para quem perdeu:
      1. A proposta permanecerá válida pelo prazo indicado na Ficha de Proposta, para o caso de desistência ou não aprovação da proposta ganhadora;
      2. O valor da caução é 100% devolvido em conta corrente em nome do proponente, em um prazo de até 72 horas.
  14. Caso o vendedor não aprove a proposta ganhadora o que acontece?
    • O vendedor pode, a seu critério, fazer uma contraproposta para venda do imóvel. Nesse caso, seguindo a ordem classificação, informaremos aos proponentes para que manifestem o interesse em ajustarem suas propostas.

Formalização da Venda

A formalização da venda pode variar de acordo com o processo de cada vendedor, mas em linhas gerais ele funciona assim: